Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Imagens do Semiárido

Descrição de áreas nativas e manejadas.

Município de Pombal

O município de Pombal, está inserido na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja, que representa a paisagem típica do semi-árido nordestino, caracterizada por uma superfície de pediplanação bastante mon ótona, relevo predominantemente suave-ondulado, cortada por vales estreitos, com vertentes dissecadas.
Pombal, Paraíba
A vegetação é basicamente composta por Caatinga Hiperxerófila com trechos de Floresta Caducifólia.
Pombal, Paraíba
O município de Pombal encontra-se inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Piranhas, entre a sub-bacia do Rio Piancó e a região do Alto Piranhas.
Pombal, Paraíba

Catolé do Rocha

Vegetação do estado da Paraíba: mangues na região litorânea; floresta tropical próxima ao litoral e caatinga na região interior.
O rio Piranhas-Açu é um curso d'água que banha os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, região Nordeste do Brasil
O município de Catol é do Rocha situa-se na região oeste do Estado da Paraíba, Meso-Região Sertão Paraíbano e Micro Região Catolé do Rocha. Limita-se ao norte com Almino Afonso(RN)e Patu (RN), leste com Belém do Brejo do Cruz e Brejo do Cruz, sul com Riacho dos Cavalos e Jericó, e,oeste, com João Dias(RN)e Brejo dos Santos.
A topografia apresenta predominantemente relevo ondulado a suavemente ondulado com declividade média à baixa, com exceção das áreas de relevo ondulado à fortemente ondulado e declividade elevada como ocorre à centro-oeste, nas serras do Coroatá, cabeludo, João Dias,Biringue, São Gonçalo, Cumbe, Céu, Das Almas, Furna da Onça, e ,ao norte, na serra Pedro Alves.
Catol é do Rocha encontra-se inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Piranhas, região do Médio Piranhas.
16 de novembro de 2015. Visualizações: 2635. Última modificação: 17/12/2015 16:57:51